Páginas

10/11/2010

Fora de brincadeira - Água

Quem me conhece sabe o quanto eu sou chato quanto a consumo e desperdício de água. Eu sou a favor da campanha da Gisele Bündchen "faça xixi no banho", o que economizaria uma descarga de 12 litros (ou 14l), antes de lavar-se...
Água é comum no Brasil e não em todo o mundo. É comum no Rio Grande do Sul, e mesmo assim, ainda falta em alguns lugares. Esse post é de caráter informativo, mas peço mesmo assim, não deixe torneiras correndo quando não precisar da água, não tome banhos demorados, lave você mesmo o seu carro (com certeza vai gastar menos água e grana que mandando lavar), enfim, poupe-a, se cada um fizer um pouquinho, todos poderemos usufruir por muito mais tempo.
Abaixo seguem algumas imagens e textos explicativos para ilustrar o tamanho da bronca:
Aldeões na ilha de Coronilla, Quénia, cavam poços profundos em busca do precioso líquido, a apenas 300 metros do mar. A água é salobra.  

Água suja em torneiras residenciais, devido ao avanço indiscriminado do "desenvolvimento". 
No delta do rio Níger, são usadas para defecar, tomar banho, pescar e despejar o lixo.. 
Os glaciares que abastecem a Europa de água potável perderam mais da metade do seu volume, no século passado. Na foto, trabalhadores da estação de esqui do glaciar de Pitztal, na Áustria, cobrem o glaciar com uma manta especial para proteger a neve e retardar o seu derretimento, durante os meses de Verão... 
Dois  Sudaneses bebem água dos pântanos, com tubos plásticos, especialmente concebidos para este fim, com filtro para filtrar as larvas flutuantes, responsáveis pela enfermidade da lombriga da Guiné. O programa distribuiu milhões de tubos e já conseguiu reduzir em 70% esta enfermidade debilitante.   
Deli, Índia. Todos querem, apenas, um pouco de água... 
Aquele que foi o quarto maior lago do mundo, agora é um cemitério poeirento de embarcações que nunca mais zarparão... 


Dica da amiga Caroline

1 manifestos:

Guto disse...

Apenas um adendo: Se for mijar no banho, faça isso no início, não deixe para o fim. Caso não tenha entendido, realize a experiência.

Bons posts de outros blogs

Blog Archive

About Me

Tecnologia do Blogger.

Seguidores