Páginas

07/01/2011

Fora de brincadeira - Que coisa é essa?

Odeio a insônia, sabes o porquê? Ela me faz pensar na vida e nas coisas da vida e como tudo é muito louco  e parece ser tão perfeito, ao mesmo tempo tão caótico. Fiquei pensando no amor essa noite. Muita gente me reclama que não tem um amor, que sua vida é vazia porque não tem amor ou que perdeu seu amor e não vai conseguir amar de novo, que não vê sentido na vida sem ser amado ou amada...

Mas o que é amor? Recorri ao Google ter algo mais analítico e a primeira resposta foi da Wikipédia, onde encontramos que a palavra amor é algo de múltiplos significados na língua portuguesa. Pode significar afeição, compaixão, misericórdia, ou ainda, inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação.
Pois bem, o amor não é algo material, óbvio, ele é um sentimento, mas o mais importante: o que o amor nos te faz fazer? Tudo seria a resposta ideal...

Vou dizer-te alguns exemplos de o que o amor é capaz de fazer: é capaz de fazer daquela pessoa que você viu poucos minutos na sua vida ter uma presença forte e fazer-te ir atrás dela para tentar ter aquilo de novo. O amor facilmente faz você ter uma pessoa amada como “objetivo” de vida: você quer ter aquela pessoa consigo, quer passar todo o tempo possível com ela, desfrutar de sua companhia, fazer bem a essa pessoa, fazer com que essa pessoa seja feliz em toda sua plenitude e principalmente quer ser feliz com ela. Como? O amor faz-te mudar a tua vida, se for preciso, faz-te emagrecer se for gordo, faz-te engordar se for magro, faz-te uma pessoa mais alegre, se é triste, mais séria, se és extrovertida por demais, faz mudar de cidade, estado, país, faz-te estudar, faz-te parar de estudar, faz-te trabalhar, faz-te sair de um emprego... O amor pode fazer tudo isso com você, por essa razão acredito que todo mundo quer amar alguém, e não falo em paixão, paixão pode durar um bom tempo, mas é o amor que vai-te fazer enlouquecer e fazer tudo para tê-lo consigo.

Aí que começam os problemas: amar e ser amado, amar e não ser correspondido. Penso que muitas pessoas hoje têm medo de amar, pois é fácil estar com uma pessoa, achar que ela não serve para você e procurar outra. Há vários homens e mulheres que gostam de variar suas companhias, como vou saber se a pessoa que amo não é uma delas. Não há como saber sem arriscar e aí vem o medo de machucar-se.
Certa vez uma amiga me disse que para amar alguém é preciso ter a certeza de que essa pessoa te ama o dobro, com certeza isso é muito seguro de se afirmar, mas na prática, como se faz para saber? Apenas vivendo.

Posso garantir a todos que pular de pessoa em pessoa é uma vida divertida, mas é isso: divertida e nessa diversão, você tem certeza que não vai magoar ninguém? Cada vez mais as facilidades do nosso novo e liberal mundo estão terminando com o que de melhor as pessoas tinham, a capacidade de entregar-se a uma pessoa. Tomara que daqui um tempo eu consiga estar insone e escrever algo do outro lado, de quem está amando, coisa que no momento agora não estou. Já vivi bastante coisa, já tive muitas experiências, mas nada preenche mais a vida do que essa coisa louca de ter alguém e de ser o alguém de uma pessoa. Preservem seus amores, minha gente, é o único conselho que posse lhes deixar, mas se conselho fosse bom, se vendia!

1 manifestos:

Anônimo disse...

Uma das pessoas mais sábias que eu conheço um dia me disse: Aninha, um relacionamento ´tem 99% de chances de dar certo quando o homem ama e a mulher não.
Pela primeira vez na vida descordei dele, e disse, que se for pra ficar por alguém por compaixão ou para não ficar só... eu preferia morrer sozinha.
Amor é tudo isso mesmo, amor é bom e não machuca...
Paixão é ruim e te mata por dentro.
vamos saber diferenciar as coisas e ter certeza da reciprocidade dos sentimentos!

Bons posts de outros blogs

Blog Archive

About Me

Tecnologia do Blogger.

Seguidores