Páginas

15/01/2011

Qual é a músicammm?

Antes eu estava fazendo um post sobre música, e fiquei pensando, “puxa, antigamente eu achava que bandinha era uma afronta aos ouvidos e que pagode significava Porcaria Auditiva Gerada e Ouvida por Debilóides e Energúmenos”, porém hoje em dia eu curto qualquer tipo de música, creio que esse gosto eclético que tenho hoje, parece ser algo desenvolvido com o tempo e com experiências.

Bem, antigamente eu odiava Sertanejo, na verdade ainda odeio Leonardo, Chitãozinho e Chororó, Zezé di Camargo e Luciano e toda aquela trupe que fez sucesso ou começou a fazer sucesso em meados dos anos 90, mas curto horrores o “novo sertanejo” ou sertanejo universitário. Porque? Porque o sertanejo dessas duplas antigas só fala em perdas, desilusões, choradeira, amores impossíveis e coisas piegas, além de não ser dançante, já o universitário, traz letras alegres, que falam sobre festas, sobre amores bem sucedidos, sobre alegria e principalmente é, em sua maioria, extremamente dançante.
Falando em pagode, comecei a gostar disso faz pouco e na verdade, comecei a gostar pelo tipo de festas em que fui, pelas minhas amizades e principalmente porque comecei a cantar e as vezes tocar essas músicas, até que no ano passado eu me aparcerei com um grupo de pagode que também toca sertaneja.
Bandinhas... Esse assunto já é mais difícil, ainda não gosto de algumas pessoas do meio, mas curto as boas bandinhas, principalmente pelos lugares onde fui e fiz muita festa embalado a esse tipo de música, mas ainda tenho certa resistência, porém tenho vários amigos desse meio, dentre eles, até o pessoal do San Marino.
Bom minha gente, porque todo esse lero? Porque a vida me mostrou que toda música, quando bem feita merece ser ouvida e quem gosta de certos tipos de música não deve ser criticado, afinal gosto é que nem bunda, cada um tem o seu...
Daí eu vejo por aí certas críticas demasiadamente ofensivas contra pessoas que gostam de certos tipos de música. Putz! Como é que alguém que curte rock das antigas vai criticar um pagodeiro? São coisas totalmente diferentes... Como é que um gauderião nativista vai querer discutir com um EMO desses que curtem aquelas músicas lá... Porém, me reservo o direito de falar mal dos Coloridos... Não falarei de Restart, Cine e hory para não ser hipócrita... Rá!!!
Sobre outros tipos de música não vou falar, creio que essas três, pelo menos aqui na região, é que são as mais discriminadas.
Gente, parem, pensem. O mundo já tem problemas demais, música não pode ser um deles, música não é problema, é solução!

2 manifestos:

Unknown disse...

Numa música você deve considerar: letra, melodia, instrumental e alguns outros fatores com menor importância; vocal, performance, etc. Dificilmente você vai encontrar uma música que seja "perda total", se considerar o que é tocado em rádio (apesar do esforço da banda calypso). É claro que, daquilo que não chega a mídia, não se salva muito. Quanto a questão de gêneros, música boa não respeita rótulos, é unânime mesmo que limitada a um grupo cultural. A polêmica surge quando se confunde personalidade com estilo musical. Com o advento multimídia, impulsionado com o videoclipe, passou a se confundir estilo com musicalidade, o que é errado. É fácil verificar o estilo (ou falta dele). Observe o "gosto" duvidoso do figurino de algumas bandas de rock consagradas nos anos 80. Mesmo que ninguém discuta a qualidade musical destes clássicos. Portanto, entendo eu, preconceito musical é mimimi de fanboy. Gente que transforma sua banda preferida ou estilo musical em "clube do coração". Bem se pode ignorar a letra de um pagode, que com a melodia lhe anima o corpo, ou ignorar o desastre instrumental de um rock alternativo mal feito com uma letra genial ou mesmo curtir o "silêncio" melódico de uma música clássica para aplacar uma "fossa" ou embalar um momento de felicidade (e vice-versa). Ecletismo ainda é considerado por muitos fraqueza de personalidade. Pois felizes são aqueles fortes o suficiente para reconhecer suas fraquezas... O mau gosto de estilo, dos coloridos e outros, que discutam os especialistas de moda.

Peter disse...

Esse é o sonho de todo blogueiro, receber comentários construtivos e com contrapontos... Como dizia o Chacrinha: eu vim para confundir, não para explicar!

Bons posts de outros blogs

Blog Archive

About Me

Tecnologia do Blogger.

Seguidores