Páginas

04/02/2011

Canine Praecepta para Humanos

No meu post anterior, sobre os mandamentos caninos, há uma boa reflexão sobre o que não nos ocorre ao adotar um cão. Agora pensando nesses mandamentos para humanos, será que não seríamos uma sociedade melhor se fosse possível viver com algumas regras parecidas com essas? Que tal tentarmos:
1 - Minha vida é igual a sua, posso viver o mesmo tempo que você, portanto, qualquer inimizade, desentendimento e mágoa será dolorosa tanto para você quanto para mim.
2 - Dê-me algum tempo para te entender. Nem todos as pessoas tem o mesmo nível de discernimento e cultura, pois como disse Paulo Freire: "Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes."
3 - Confie em mim. Pense em um mundo em que todos podemos dar crédito a quem está a nossa volta. É um pequeno passo, mas alguém tem que começar.
4 - Cada pessoa tem suas responsabilidades, não fique nervoso com seu semelhante, não o maltrate, não o ignore, pois assim ele pode pensar duas vezes antes de fazer a mesma coisa com você.
5 - Fale comigo de vez em quando. Todo mundo tem um assunto em comum, pense em quantos amigos você pode ter apenas perguntando algo que você já sabe sobre o tempo.
6 - Saiba que, seja a forma como você me tratar, eu nunca vou esquecer, mesmo que eu tente, suas boas ou más ações ficarão sempre guardadas.
7 - Lembre-se antes de perder o controle com qualquer pessoa que possivelmente ela pode ter a mesma força, o mesmo repertório de palavras e atitudes que você, mas que ela pode optar por não usar isso contra você.
8 - Antes de ficar nervoso ao me pedir alguma coisa em que eu demonstre dificuldade em cooperar, pergunte-se se eu tenho condições para isso, se entendo do mesmo assunto que você.
9 - Cuide de seus entes queridos quando a idade chegar para eles, afinal, um dia você também será velho.
10 - Sempre há jornadas em que caminhando juntos podemos chegar mais longe, portanto, cultive suas amizades e seus amores.

Lembre-se que apesar de estarmos divididos entre racionais e irracionais somos todos animais vivendo nesse pequeno e frágil planeta.

2 manifestos:

Lidi disse...

Sempre vale a pena ler algo assim, que lembre-nos dos bons e verdadeiros valores... Abç!

Guto disse...

Comprei uma maçã sabor churrasco.

Bons posts de outros blogs

Blog Archive

About Me

Tecnologia do Blogger.

Seguidores